19/12/2009

Saldão de livros do ano





Entre livros ganhos e livros comprados, o total de livros "adquiridos" neste ano de 2009 foi de 20 livros. Sim, já li, eles não estão só enfeitando a prateleira!
Agora estou lendo "Os Sertões". Livro de linguajar difícil, português rebuscado e arcaico, muito descritivo, mas estou adorando, fala de muitos lugares do interior do Brasil, por onde já viajei em expedição, tem uma descrição maravilhosa da caatinga e por aí vai! É uma leitura morosa, mas tá valendo a pena!
O 1808 elucidou muitas coisas sobre os hábitos cariocas, achei um excelente livro. O Dewey me fez derramar muitas lágrimas, é lindo, passei a respeitar e amar mais ainda meus gatos. A Menina que Roubava Livros é indescritível, eu simplesmente não conseguia parar de ler, acabei o livro querendo uma continuação dele, então fui na livraria e comprei outro livro do mesmo autor, "Eu Sou o Mensageiro" também devorei.
Um Curso em Milagres é livro de cabeceira, desses que você tem que ler e exercitar o que tá escrito, ou seja, projeto de uma vida!
As Ervas do Sítio e As Ervas na Cozinha, são livros que procuro há anos e agora em meados de 2009 foi lançada uma nova edição, quando os vi na livraria, comprei os dois numa cacetada só e sem titubear, são livros lindos e com ótimas receitas e dicas práticas e, ensinaam muiiito sobre as ervas! A minha cara!!!! Mas fiquei triste ao saber que a autora faleceu!
Por aí vai.
Agradeço aos meus pais por me ensinarem a gostar de ler e apreciar o mundo dos livros. Lembro que papai sempre nos dava livros e enciclopédias de presente, adorava quando chegavam em casa aquelas caixas, com coleções completas de livros!!! Lembro que quando chovia gostava de ficar na cama curtindo uma enciclopédia antigona que se chama "Os Bichos". Sempre fui frequentadora da biblioteca da escola e da faculdade, embora tenha comprado praticamente todos os livros usados na faculdade!
Quanto ao gosto pelas histórias ou estórias, esse vem de um dos maiores prazeres da infância, o maior contador de estórias de todos os tempos para mim, é o meu avô que se deitava no tapete e nos contava histórias ou estórias, sempre com os bichos das nossas florestas, despertando nossa curiosadade e nos incentivando a questionar ou até contribuir com o desfecho da estória!
O gosto pela leitura vem da infância!!! Sem dúvidas contribui para a formação de uma mente livre! Exemplo disso é o autor do melhor dicionário de botânica que existe o P. Font Quer, que foi preso e durante seu cárcere leu inúmeras obras e começou a escrever esse dicionário enquanto estava preso!
A verdade é que a leitura liberta mesmo e te leva para qualquer lugar onde a imaginação queira ir!
Segue a dica:
Leiam mais e se sintam menos solitários!